O chá de gengibre (lascas frescas em infusão em água quente), é usado no tratamento contra gripes, tosse, resfriado, dores de cabeça e até ressaca. Alem de ser um ótimo queimador de gordurinhas!
Banhos e compressas quentes de gengibre são indicados para aliviar os sintomas de gota, artrite, dores de cabeça e na coluna, além de diminuir a congestão nasal e cólicas menstruais. O japoneses utilizam a raiz em massagens com óleo como tratamentos tradicionais e famosos para problemas de coluna e articulações.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) reconheceu a ação do gengibre sobre o sistema digestivo, tornando-a oficialmente indicada para evitar enjôos e náuseas, confirmando alguns dos seus usos populares, onde o gengibre é indicado na digestão de alimentos gordurosos.
Receitinhas
Gripes : Infusão de 1 colher de sopa do rizoma em 1 xícara de água. Abafar por 10 min. Coar. Beber 3 vezes ao dia. Inalação:
num recipiente com 1 litro de água em fervura, 1 colher de sopa de
gengibre fatiado. Desligar o fogo e fazer uma inalação: cobrir a cabeça
com uma toalha e inalar o vapor por 10 minutos. Não sair ao sereno após
o uso.
Reumatismos e dores musculares: Cataplasma com gengibre bem moído ou ralado e amassado num pano ou gaze - aplicar diretamente no local.
Óleo de gengibre:
Amassar em 1 pilão 1 colher de chá do rizoma picado em 1 xícara de café
de óleo de semente-de-uva. Levar em banho-maria. Coar. Aplicar morno,
em leves fricções, nas regiões doloridas.
Então, esquece que ele só serve pra ir no quentão ou no sashimi e bora colocar esse poderoso na nossa alimentação diária! Nosso corpo só tem a agradecer!
Nenhum comentário:
Postar um comentário